
Sou Maria Teresa Rosa — ou Tetê, como sou conhecida no ambiente pastoral e familiar. Leiga celibatária e membro da Associação dos Salesianos Cooperadores, dedico minha vida à formação vocacional, à espiritualidade salesiana e à prevenção e combate aos abusos, tanto sexuais quanto não-sexuais, em ambientes eclesiais.
Minha caminhada na Igreja começou no trabalho com jovens, famílias e comunidades paroquiais, o que despertou em mim a vocação para servir também através da docência e da pesquisa. Sou bacharel em Teologia pelo ITEFIST/Claretiano e, entre os anos de 2016 e 2018, fui bolsista na Università Pontificia Salesiana, em Roma, onde me especializei em Formação de Formadores e Animadores Vocacionais, Salesianidade e Espiritualidade Juvenil. Lá desenvolvi minha tese sobre São Francisco de Sales e sua obra Filoteia ou Introdução à Vida Devota, demonstrando como seus ensinamentos ainda iluminam, com força surpreendente, a vida espiritual dos leigos contemporâneos.
Durante meu período em Roma, participei de eventos de aprofundamento espiritual e pastoral em várias Universidades Pontifícias, ampliando minha compreensão e experiência da vida e missão da Igreja. Desde meu retorno ao Brasil, sigo em contínua formação por meio de cursos, estudos e congressos nas áreas de espiritualidade, vocação e proteção eclesial, com foco especial na atuação com leigos e na formação inicial e permanente — espaços privilegiados para a prevenção de comportamentos abusivos.
Atualmente:
-
Sou professora no Seminário Propedêutico da Diocese de São José dos Campos, nas disciplinas de Espiritualidade e Formação Integral e Permanente;
-
Ministro formações e cursos sobre espiritualidade, vocação, formação permanente e cultura do cuidado, em paróquias, casas de formação, congregações e comunidades;
-
Coordeno, no Brasil, a área de Ambientes Seguros de uma Congregação masculina que é referência mundial na área e faço parte da Comissão de escuta de uma Ordem religiosa.
Busco dar a minha contribuição para a construção de espaços eclesiais mais seguros, transparentes e comprometidos com a dignidade de cada pessoa.
Acredito que o cuidado com as vocações e com a espiritualidade das pessoas é também um ato de justiça e de caridade, e que prevenir abusos é parte do compromisso essencial de cada pessoa e da Igreja com o Evangelho.
📩 Para entrar em contato, envie um e-mail para contato@prevencaodeabusos.com.br
📲 Ou uma mensagem pelo Instagram: @fstete